Veus oferece teste rápido pioneiro para pesquisa de anticorpos neutralizantes para Covid-19


A Veus Saúde oferece, com exclusividade no Rio de Janeiro, o teste rápido para detecção de Anticorpos Anti-Proteína S para a Covid-19, em parceria com a MedLevensohn. O exame inédito qualifica a resposta imune e verifica, em poucos minutos, se a pessoa apresenta anticorpos contra o novo coronavírus fabricados naturalmente pelo organismo em resposta à invasão por um agente infeccioso ou à vacina. São eles que potencialmente impedem a ligação do vírus às células, podendo evitar a entrada do micro-organismo e, consequentemente, sua replicação dentro do corpo.

O novo teste é realizado a partir da coleta de uma gota de sangue do dedo do paciente e usa a metodologia imunocromatográfica rápida para a detecção qualitativa dos anticorpos contra a proteína S. Com sensibilidade relativa de 100%, especificidade de 99,6% e acurácia de 99,7%, o teste é um produto de alta tecnologia na área da medicina diagnóstica e demonstra, com confiabilidade quase absoluta, se a pessoa possui anticorpos efetivos para combater à enfermidade. Seu resultado tem como valores de referência o percentual de inibição do vírus, sendo não reagentes os resultados menores do que 20%, e reagentes, ou seja, possuem presença de anticorpos neutralizantes, os resultados superiores ou iguais a 20%. O laudo é obtido no prazo de até quatro horas após a realização do teste.

Vacinados e Pós-infectados com COVID-19

O teste rápido de Anticorpos Anti-Proteína S é indicado para pessoas vacinadas e aquelas anteriormente infectadas pelo SARS-Cov-2.

No caso daqueles já vacinados, o exame avalia a resposta à vacina e a coleta tem de ser feita 15 dias depois do recebimento da última dose do imunizante. Cabe lembrar que as diferentes vacinas têm índices de imunização diferentes. Nenhuma é 100% eficaz. Assim, é importante saber se o indivíduo possui ou não anticorpos efetivamente protetores contra a doença. A imunidade promovida pela vacina produz no organismo exatamente esses anticorpos protetores, que são os identificados pelo novo teste.

Para os pós-infectados, a coleta deve ser realizada pelo menos 14 dias após o início dos sintomas ou 21 dias depois da possível exposição ao vírus. A diferença essencial entre o teste imunocromatográfico IgG/IgM e o teste de anticorpos neutralizantes é que o primeiro detecta a presença de anticorpos contra diversos componentes do vírus, mas não verifica a sua capacidade de neutralização.

“O teste rápido de pesquisa de anticorpos neutralizantes apresenta alta sensibilidade e especificidade, ou seja, oferece baixíssimo risco de resultados falso-negativo ou falso-positivo. A coleta é simples e segura e a metodologia traz as vantagens da rapidez na detecção e na liberação do laudo em poucas horas”, diz o biomédico Fabio Veríssimo, responsável técnico da Veus Saúde.

O novo exame, realizado diariamente, está disponível em atendimento por drive-thru e coleta domiciliar. Além disso, a Veus Saúde oferece planos especiais para empresas, com o objetivo de apoiar o gerenciamento das equipes de colaboradores, identificando e consolidando o status imunológico no ambiente de trabalho.


Quer saber mais informações sobre o teste, suas indicações e realizar o seu agendamento? Confira mais detalhes sobre nosso atendimento.

0 visualização0 comentário
whats.png